Moscas Mortas Revolution – Página Inicial

Escritores Jovens

Posted in Literatura by leonardomeimes on 13/04/2011

Pergunta: como alguém lê como um bom escritor?

Paul Auster: bom, novamente, nós entramos em territórios nebulosos porque é tudo uma questão de gosto. Digo, eu tenho os escritores que eu gosto mais, os escritores que eu considero os maiores do passado e do presente. Mas minha lista seria muito diferente, talvez, da sua. Mas eu suspeito que o importante para os jovens escritores é ler, ler os bons. E eu aconselho com isso aqueles que sobreviveram o teste do tempo. Você sabe, os muito bons. Hawthorne, Melville, Dostoievski, Tolstoy, Kafka, Dickens, é neles que você encontrara o máximo, eu acho e então você vê como eles fazem as coisas brilhantemente, Flaubert, você sabe, todos os nomes que conhecemos. Mas eles estão na lista por uma razão, porque eles realmente são os melhores e eu acho que você tem que aprender desses escritores.

Pergunta: qual é a maior armadilha que os escritores iniciantes caem?

Paul Auster: um tipo comum de armadilha,  um tipo de egoísmo, autoimportância, incapacidade de olhar para fora de si mesmos e eu acho importante olhar para o mundo com proximidade, tudo acontece em volta de você e às vezes para pessoas jovens é difícil fazer isso.

E outra coisa é se prender a algumas coisas que você está fazendo e que você pensa que são inteligentes. Eu acho que inteligência tem seus momentos, seu lugar no mundo, talvez, mas a necessidade louca de escrever é o que é bom para o trabalho. O desejo de fazê-lo não ajuda muito. É quando é absolutamente necessário.

Então quando eu falo com escritores jovens, eu digo a eles, para esquecer. Não seja um escritor, é uma forma terrível de viver a vida, não há nada a se ganhar a não se a pobreza, obscuridade e solidão. Então se você tem um gosto por todas essas coisas, o que significa que é absolutamente necessário, então vá em frente. Mas não espere nada de ninguém. O mundo não lhe deve nada e ninguém está pedindo para ser um escritor e eu suponho que esse sentimento de dever cumprido que as pessoas jovens as vezes sentem, “bom, claro que meu livro deveria ser publicado! Claro que eu devo ser capaz de viver disso”, bem, não funciona assim…

Interviewed by Austin Allen

Deixe um comentário

