Moscas Mortas Revolution – Página Inicial

Minha Terra tem Palmeiras onde canta o Sabiá

Posted in Literatura by RogBriNas on 04/01/2011

Gonçalves Dias era poeta, professor, crítico de história, etnólogo, poxa, ele estudou muito. Em julho de 1843, quando tinha apenas 19 anos, vivia um exílio em Coimbra onde estudava Direito, pertencia à um grupo de literários chamado “medievalistas”, e lá em Portugal ele escreveu o poema “Canção do Exílio” que vem a seguir. Ele é um dos mais típicos representantes do Romantismo brasileiro e forma com José de Alencar na prosa a dupla que conferiu caráter nacional à literatura brasileira. Com vocês a Canção do Exílio.

Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o sabiá;
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.

Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.

Em cismar, sozinho, à noite,
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o sabiá.

Minha terra tem primores,
Que tais não encontro eu cá;
Em cismar — sozinho, à noite —
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o sabiá.

Não permita Deus que eu morra,
Sem que eu volte para lá;
Sem que desfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem qu’inda aviste as palmeiras,
Onde canta o sabiá.

Fazendo a pesquisa sobre o autor encontrei ainda um poema de autoria de Murilo Mendes que também vale à pena ser conferido.

Minha terra tem macieiras da Califórnia
Onde cantam gaturamos de Veneza
Os poetas da minha terra
São pretos que vivem em torres de ametista,
Os sargentos do exército são monistas, cubistas,
Os filósofos são polacos vendendo a prestações.

A gente não pode dormir
Com os oradores e os pernilongos
Os sururus em família têm por testemunha a Gioconda.

Eu morro sufocado
Em terra estrangeira.
Nossas flores são mais bonitas
Nossas frutas são mais gostosas
Mas custam cem mil réis a dúzia.

Ai quem me dera chupar uma carambola de verdade
E ouvir um sabiá com certidão de idade!

8 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. leonardomeimes said, on 04/01/2011 at 13:00

    Opa! Rog, que bom te ver por aqui, quanto tempo que vc não postava, fico feliz =)

    Vê se posta mais, afinal vc é um dos fundadores desse blog, e só eu tenho postado ultimamente.

    Abraço

    • RogBriNas said, on 04/01/2011 at 20:25

      To aproveitando as férias da facul, tentei voltar pro TW, mas, já parei denovo.

      🙂

      • leonardomeimes said, on 04/01/2011 at 20:26

        Eu não vou voltar nunca, apesar de que no meu emprego dá um tempinho, mas nãoq uero mais viciar em internet =) Quando fico em casa sem ter o que fazer eu escrevo =)

        • RogBriNas said, on 04/01/2011 at 20:39

          To aproveitando esses dias de férias para configurar meus posts antigos que o Live jogou para cá, finalmente encontrei uma utilização boa pro Age.

          http://ageofmonkeys.wordpress.com/

          • leonardomeimes said, on 04/01/2011 at 20:58

            Hahaa, dá pra ligar os dois? Tipo o que você postar lá vem pra cá? Seria ótimo!

  2. RogBriNas said, on 04/01/2011 at 21:00

    Não somente seria ótimo, como eles te “sugerem” que seja feito imediatamente. Pena que perdi meu álbum de fotos, mas, ta valendo com geek.

    • leonardomeimes said, on 04/01/2011 at 21:53

      =) vamo lá faz isso ai =)

      • RogBriNas said, on 05/01/2011 at 05:55

        Essa sugestão do site é meio que obrigatória, ta feito!!

        🙂


Deixe um comentário

