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Marcos Coimbra: os escândalos na imprensa e a velhinha de Taubaté

Posted in cidadania, Política by leonardomeimes on 21/09/2010

Se contarmos o tempo transcorrido desde quando surgiu o “escândalo da Receita”, já faz quase um mês que os grandes jornais de São Paulo e Rio, as maiores revistas de informação e o noticiário da principal emissora de televisão dão cobertura máxima a denúncias de vários tipos contra Dilma, sua campanha, o PT e o governo Lula.

Por uma coincidência extraordinária, denúncias pipocam a toda hora nestes últimos dias de campanha eleitoral.

Por Marcos Coimbra*

O caso da Receita e o mais recente, envolvendo o filho da ex-ministra Erenice Guerra, receberam a atenção de todos. Outros, como a bombástica revelação que uma “falha” de Dilma redundara em prejuízo de R$ 1 bilhão aos consumidores de energia elétrica, ficaram reduzidos ao esforço isolado de um veículo. Como ninguém a levou a sério (sequer o jornal que a havia patrocinado), foi logo esquecida.

Essa disposição para denunciar não atinge o universo da imprensa. Brasil afora, jornais e revistas regionais e estaduais mostram-se menos dispostos a fazer coro com os “grandes”. O mesmo vale na mídia eletrônica, onde o tom escandaloso não é o padrão de todas.

É curioso, mas nenhuma dessas denúncias nasceu na internet, contrariando tendência cada vez mais comum em outros países. Lá, é nos blogs e sites independentes que coisas assim começam e têm seu curso, muitas vezes enfrentando a inércia da mídia tradicional. Aqui, ao contrário, são os jornalões e os grupos de comunicação mais poderosos os mais afoitos na apresentação e apuração de denúncias.

Não se discute se são falsas ou verdadeiras. É certo que algumas, como o “escândalo da eletricidade”, são apenas bobagens. Outras são importantes e produzem consequências reais, como a que levou à saída de Erenice.

Existem as que estavam na geladeira, ao que parece aguardando um “bom momento” para vir à tona, como o “escândalo da Receita”. E há as que, aparentemente, apenas coincidiram com outras, como o “escândalo do caseiro”, que ressurgiu das cinzas agora que a Caixa Econômica foi condenada a indenizar a vítima.

Também não se discute o que fazer nos casos em que há suspeita fundamentada ou confirmação de que alguma irregularidade foi praticada. Partindo da premissa de que somos um país sério e que as instituições funcionam, qualquer denúncia com verossimilhança precisa ser apurada e os culpados punidos. Aliás, todas estão sendo acompanhadas pelo Ministério Público, a Polícia Federal e a própria imprensa.

Mas só a velhinha de Taubaté acredita que a coincidência de tantos “escândalos” é obra do acaso. A onda nasceu em tal momento que é impossível não desconfiar que exista intencionalidade por trás dela.

Os segmentos na sociedade e na mídia insatisfeitos com a possibilidade de vitória de Dilma aguardavam ansiosos o começo da propaganda eleitoral na televisão e no rádio. Sabe-se lá de onde, imaginavam que Serra reagiria a partir de 17 de agosto e que conseguiria reverter suas perspectivas muito desfavoráveis.

Não viam que o mais provável era o oposto, que Dilma crescesse quando Lula chegasse à televisão. Como resultado de mais um dos equívocos que cometeram na avaliação das eleições, se surpreenderam quando a vantagem da candidata do PT rapidamente aumentou.

Foi de repente, quando a decepção com a performance de Serra e o susto com o bom desempenho de Dilma se generalizaram, que começamos a ter uma denúncia atrás da outra. A temporada de escândalos teve sua largada na última semana de agosto, quando saíram as primeiras pesquisas públicas feitas após o inicio do horário gratuito, mostrando que a diferença entre eles passava de 20 pontos.

De lá para cá, nada mudou nas intenções de voto. Alguns comentaristas procuram indícios de oscilações, com lupas esperançosas, ansiosos para encontrar sinais de que tanto barulho produza efeitos. Até agora, nada.

Chega a ser engraçado, mas há países em que se proíbe a divulgação de pesquisas eleitorais nos 30 dias que antecedem uma eleição. Tudo para não perturbar as pessoas na fase da campanha em que deveriam pensar mais. Eles acham que ninguém deveria interferir nesse momento de recolhimento e reflexão.

É porque não conhecem o que é capaz de fazer (ou de tentar fazer) nossa “grande imprensa”.

*Matéria do Vermelho originalmente publicada no Correio Brasiliense

Fonte: http://www.cartacapital.com.br/destaques_carta_capital/marcos-coimbra-os-escandalos-na-imprensa-e-a-velhinha-de-taubate

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3 Respostas

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  1. ricardo said, on 23/09/2010 at 11:58

    Engraçado como fica fácil criticar quem revela escândalos, como que para inocentar os verdadeiros responsáveis pela vergonha no nosso país!

    • leonardomeimes said, on 23/09/2010 at 12:11

      É fácil porque eles só estão publicando os escândalos agora, quando é oportuno a eles, e apenas os escândalos de seus opositores… O caso da Yeda Cruisius no RS, ninguém está falando, já caiu a chefe de gabinete já caiu e nenhuma notícia.
      A filha do Serra quebra 60 milhões de sigilos e nenhuma notícia, nem em 2000 e poucos quando aconteceu a mídia falou.

      Isso se chama parcialidade e quando a parcialidade é decisiva para mudnaça do resultado de uma eleição o jornal em questão está praticando um crime eleitoral, um golpe de imprensa.

    • leonardomeimes said, on 23/09/2010 at 12:13

      Cerca de 96.000 acessos de dados sigilosos foram realizados através do sistema operado no Palácio Piratini em menos de dois anos – em 2009 e até agosto de 2010. Mais de 60 vítimas foram identificadas até agora pela promotoria. Da relação constam, por exemplo, o ex-ministro Tarso Genro, hoje candidato ao governo gaúcho pelo PT, o senador Sérgio Zambiasi (PTB), um deputado federal, quatro deputados estaduais, entre eles a presidente da CPI da Corrupção, Stela Farias (PT), que vasculhou os bastidores da administração tucana.


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