Moscas Mortas Revolution – Página Inicial

Textos maias não profetizam fim do mundo em 2012, diz especialista

Posted in Uncategorized by leonardomeimes on 09/07/2010

07/07/2010 – 14h37

DA EFE, NO MÉXICO

Em nenhum dos 15 mil textos existentes dos antigos maias está escrito que em 2012 haverá grandes cataclismos, crença originada em escritos esotéricos da década de 1970, asseguraram nesta terça-feira (7) fontes oficiais.

O diretor do Acervo Hieróglifo e Iconográfico Maya (Ajimaya) do Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH), Carlos Pallán, disse que só em dois deles há “duas inscrições” que falam em 2012, mas “só como o final do período”.

Perante este fechamento do ciclo, os profetas modernos afirmam que um buraco negro no centro da galáxia, quando se alinhar com o sol, romperá o equilíbrio. Com isso, será modificado o eixo magnético da Terra e as consequências serão nefastas.

O cientista destacou em comunicado que estas versões apocalípticas foram geradas em publicações esotéricas nos anos 1970, as quais assinalavam o fim da civilização humana para 2012, data que coincide com o décimo terceiro ciclo no calendário maia, no dia 21 de dezembro.

Pallán explicou que “para os antigos maias, o tempo não era algo abstrato, era formado por ciclos e estes às vezes eram tão concretos que tinham nome e podiam ser personificados mediante retratos de seres corajosos. Por exemplo, o ciclo de 400 anos estava representado como uma ave mitológica”.

Os maias “jamais mencionam que o mundo vai acabar, jamais pensaram que o tempo terminaria em nossa época, o que nos reflete à consciência que alcançaram sobre o tempo, a partir do desenvolvimento matemático e da escritura”, destacou.

Acrescentou ainda que os maias se preocupavam em efetuar rituais que de algum modo garantissem que o ciclo por vir seria propício, e no caso particular de 2012 é notada uma insistência em “que ainda em data tão distante vai ser comemorado um determinado ciclo. Este foi o miolo da confusão”.

O arqueólogo disse que, no entanto, de acordo com os cálculos científicos atuais, a data astronômica precisa do fim de seu ciclo seria 23, e não 21 de dezembro.

Também esclareceu que os maias legitimavam seu poder mediante os calendários e vinculavam os governantes com esses ciclos e com deuses citados em relatos ancestrais ou em mitos.

Anúncios

7 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. tartaruguinha said, on 09/07/2010 at 16:25

    Eu nunca disse fim do mundo, só uma grande mudança, catástrofes, nova era…vou ler seu texto…

    • tartaruguinha said, on 09/07/2010 at 16:27

      Pois é exatamente isso de modificar o eixo da terra que eu ouvi…e mais um negócio sobre o Planeta X, pesquise sobre o Planeta X

      • leonardomeimes said, on 09/07/2010 at 16:30

        É muito improvável que exista mais um planeta, pois eles conseguem calcular a existencia de planetas pela sua influência na órbita dos outros planetas. Esse último planeta que descobriram foi assim eles sabiam que existia por causa de sua influência porém nunca tinham visto, ai quando viram disseram que existia mesmo.

    • leonardomeimes said, on 09/07/2010 at 16:29

      Não to dizendo que vc disse ou não ferzinha, apenas to colocando a notícia que diz que os maias não previam nada, quem previu foi algum lunático metido a astrólogon nos anos 70.

      • tartaruguinha said, on 09/07/2010 at 16:44

        Mas o calendário Maia previa fim de Era, não de mundo…

        • leonardomeimes said, on 09/07/2010 at 16:46

          é o que eu disse Fer


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: