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Série Timothy Leary, do louco ao genial (p. 1)

Posted in Política, Uncategorized by leonardomeimes on 17/05/2010

 

Timothy

Timothy

Timothy Leary, PhD em antropologia e psicologia, foi professor da Harvard por muitos anos e influenciou a contracultura americana com suas ideias de liberdade de expressão e libertação da mente. Timothy discutiu sobre o poder da mente humana e o poder das autoridades que condicionam e transformam o indivíduo em apenas mais uma engrenagem do consumo e do trabalho. Isso em uma época em que o governo queria assumir controle total da sociedade por meio da repressão aos grupos Hippies e de oposição à guerra do Vietnam. Essas ideias foram altamente reprimidas pelos governos que se passaram, que buscaram no uso de drogas de Timothy o bode expiatório ideal para desacreditar suas opiniões.

Envolto em polêmicas pelo seu apoio à pesquisa sobre o uso de drogas para rituais de elevação do espírito e libertação da mente Timothy considera a natureza como sendo a única forma de realização de Deus é também o único caminho para entendê-lo:

The language of God is not English or Latin; the language of God is cellular and molecular.

A língua de Deus não é o Inglês nem o Latim; a Língua de Deus é celular e molecular.

People use the word “natural” … What is natural to me is these botanical species which interact directly with the nervous system. What I consider artificial is 4 years at Harvard, and the Bible, and Saint Patrick’s cathedral, and the sunday school teachings (LSD: Methods of Control, 1966)

As pessoas utilizam a palavra “natural”… O que é natural para mim são essas espécies biológicas que interagem diretamente com o sistema nervoso. O que eu considero artificial são 4 anos em Harvard, e a bíblia, e a catedral de Saint Patrick, e as aulas de segunda feira.

Timothy foi preso diversas vezes sob acusação de incitar o uso de drogas em suas pesquisas com base em antropologia e micologia, ou seja, como as culturas utilizam substâncias que alteram a percepção da realidade com variadas funções.

Leary

Leary

I am 100 percent in favor of the intelligent use of drugs, and 1,000percent against the thoughtless use of them, whether caffeine or LSD. And drugs are not central to my life (Chaos and Cyber Culture, 1994).

Eu sou 100 por cento à favor do uso inteligente das drogas e 1,000 por cento contra o uso recreativo delas, seja cafeína ou LSD. E as drogas não tem tanta importância na minha vida.

The drug does not produce the transcendent experience. It merely acts as a chemical key — it opens the mind, frees the nervous system of its ordinary patterns and structures.

A droga não produz a experiência transcendente. Ela meramente age como uma chave química – ela abre a mente, liberta o sistema nervoso de seus pad~roes e estruturas padrões.

 

Leary

Leary

Uma pesquisa válida, porém altamente controversa, considerando que a grande maioria do povo americano era composta de tradicionalistas, conservadores e religiosos.

Deixando as polêmicas de lado e voltando para o que ele realmente tem a contribuir, do ponto de vista de um cético como eu, a tese de Timothy era única e altamente válida:

The universe is an intelligence test (apud WILSON, R. A. Cosmic Trigger: Final Secret of the Illuminati, 1993, p. 170).

O universo é um teste de inteligência.

Assim é necessário ter a mente aberta para poder compreendê-lo. Nesse caso, a manipulação de governos, religiões e da TV em geral surge como terríveis vilões da inteligência, por exigir que i indivíduo se submeta e não discuta. O sujeito deve ser adepto da filosofia e do livre pensamento para poder “criar” suas realidades, ou seja, para entender e conseguir criar os significados e conceitos mais adequados para si sobre o mudo o indivíduo deve dominar seu cérebro e não deixar-se dominar.

You’re only as young as the last time you changed your mind (Apud, ZEER, D. Office Yoga: Simple Stretches for Busy People, 2000, p. 52).

Você é tão jovem quanto a última vez que mudou de ideia.

Timothy ainda previu que a evolução nos meios de comunicação irão eventualmente ensinar ao ser humano como comunicar-se utilizando o cérebro. E comenta que o ser humano quer fazer mudanças, mas as mantém como segredo, sendo que é necessário mudar primeiramente a forma como você mesmo age para que os outros mudem e o ambiente mude.

If you want to change the way people respond to you, change the way you respond to people (Changing My Mind, Among Others, 1982).

Se você quês mudar a forma como as pessoas respondem a você, mude a forma como você responde as pessoas.

Leary

Leary

Suas ideias de liberdade de pensamento e sua luta contra a opressão mental exercida pelasinstituições lhe deram alguma fama entre os políticos que o consideraram altamente perigoso. Sua obra, apesar de ser ainda divulgada em meios da contracultura, ainda é muito negligenciada e reprimida pela oposição dos governos capitalistas autoritários e escravagistas aos seus ideais de pensamento livre.

The most dangerous man alive. Richard M. Nixon.

 

O homem vivo mais perigoso.

Para muitas pessoas Timothy é alguém inigualável e para outros como Nixon e Reagan alguém perigoso, ficaremos com a citação a seguir:

Leary was different things to different people. He was reviled. He was revered. He was a prophet. He was a phony. He was a brilliant, innovative thinker. He was a fool. He captured the irreverent, rebellious spirit of the sixties. He was a fame-seeking, manipulative con artist. Who was he? Perhaps The Trickster said it best when he quipped, “You get the Timothy Leary you deserve” (Don Lattin, The Harvard Psychedelic Club, 2010, p. 204).

Leary foi diferentes coisas para diferentes pessoas. Ele foi ofensivo. Ele foi reverenciado. Ele foi um profeta. Ele foi mal entendido. Ele foi brilhante, um pensador inovador. Ele foi um tolo. Ele capturou o irreverente, o espírito rebelde dos anos 1960. Ele foi um artista manipulador e à procura de fama. Quem foi ele? Talvez o The Trickster se expressou bem ao dizer, “você tem o Timothy Leary que merece”.

Seja quem for, Timothy merece ser lembrado como um professor, PhD que resolveu mostrar ao mundo a verdadeira fonte do conhecimento e da manipulação, encarando de peito aberto os taboos que até hoje impregnam nossa sociedade. Sua proposta era simples, pense sobre as coisas, ou como um amigo meu me disse “vamos xafurdar na existência”, pois ficar apenas se divertindo e dando risadas como se tudo tivesse bem não levará sua mente a lugar nenhum.

O vídeo a baixo é uma vídeo-aula em tom messiânico e até mesmo poético, sobre como dominar sua mente e evitar manipulações. A transcrição segue em vários posts que serão feitos em série.

Leonardo Meimes

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