Moscas Mortas Revolution – Página Inicial

Buracos de minhoca…

Posted in Cinema, Educação, Uncategorized by leonardomeimes on 01/05/2010

É cada coisa que surge nessa física viu, eu encontrei uma explicação básica na internet para esse fenômeno do espaço, só que aparentemente ainda é algo tão ficção científica que não consigo nem mesmo imaginar como funcionaria.

Segue a tradução:

“Um raio de luz atravessando um caminho entre dois pontos em um espaço curvado pode levar muito mais tempo para completar sua jornada do que uma espaçonave hipotética que tome vantagem de um atalho chamado “buraco de minhoca” (wormhole) entre as duas regiões distintas do espaço-tempo.” (imagem disponível no endereço: http://www.pbs.org/wnet/hawking/strange/html/wormhole.html)

O.o Não entendemos nada. Cabe aqui uma intromissão minha com uma tentativa de explicação do que é espaço-tempo, baseada no que encontrei na net:

Curvatura

Curvatura

O espaço na física moderna não é mais entendido como vazio onde as coisas “flutuam”, mas sim como uma estrutura, uma espécie de tapete invisível em que as coisas estão apoiadas. Assim ele é feito de uma matéria que os físicos e astro-físicos estão começando a estudar, chamada matéria negra. Quando objetos são pesados eles empurram esse espaço tempo fazendo com que ele se curve, portanto é uma estrutura que se estica e e quando as coisas caem nessas depressões feitas no espaço por objetos pesados surge a gravidade. Um objeto tende a cair na terra porque ao passar pelo espaço próximo à terra ele desliza no espaço que foi curvado pela terra.

O.o

É isso ai, já tem outras pesquisas que explicam a gravidade de outra maneira, mas vamos ficar com essa.

Pense no espaço como uma folha de papel, ligue as extremidades dela e você tera o espaço curvo, não importa onde você tiver neste espaço vai achar sempre que está “de cabeça para cima” e não percebe a curvatura. Assim percorrer dois pontos pelo meio dessa curvatura seria algo muito mais rápido do que andar pela superfície do papel até chegar lá.

É isso ai, já tem outras pesquisas que explicam a gravidade de outra maneira, mas vamos ficar com essa.

“Parecere muito mais um bordão de ficção científica do que um fato científico, e de fato os cientistas primeiramente sonharam com os wormholes. Em 1935, Albert Einstein e Nathan Rosen perceberam que a relatividade geral permite a existência de “pontes”, originalmente chamadas de pontes de Einstein-Rosen, mas agora conhecidas como buracos de minhoca. Esses tubos no espaço tempo funcionam como atalhos ligando regiões muito distantes do espaço-tempo. Viajando por um buraco de minhoca, você poderia viajar entre as duas regiões muito mais rápido do que um raio de luz seria capaz se ele se movesse pelo espaço-tempo normal. Assim como qualquer modo de viagem mais rápido do que a luz, os buracos de minhoca oferecem a possibilidade de viagem no tempo.”

o.O

“Até recentemente, os teóricos acreditavam que os buracos de minhoca poderia existir apenas por um instante de tempo, e qualquer um que tentasse passar por ele poderia entrar em uma singularidade. …”

Mais uma intromissão: uma singularidade é um ponto sem volume e porém com uma densidade infinita. Ou seja ela curva tanto o espaço-tempo, que as leis da física param de funcionar, os objetos ficam presos e coisas estranhas podem acontecer. Buracos negros são uma singularidade. E o universo pode ter surgido de uma singularidade que se deu mal.

Fonte: http://www.pbs.org/wnet/hawking/strange/html/singular.html

“… . Mas cálculos mais recentes mostram que uma civilização realmente avançada poderia ser capaz de fazer os buracos de minhoca funcionarem. Utilizando algo que os físicos chamam de “matéria exótica”, que tem energia negativa, acivilização poderia prevenir que os buracos de minhoca entrassem em colapso sobre sí mesmos. Coisas de ficção científica, com certeza. Mas talvez algum dia no futuro longínquo, poderia também se tornar um fato científico.”

Fim

Assim, vamos ter que esperar um bom tempo até que essas teorias se tornem realidade, ou sejam realmente demonstradas. Porém nos filmes já temos uma demonstração de como isso pode afetar a vida. No filme Donnie Darko, os personagens se encontram presos em um loop de tempo, em que um buraco de minhoca os manda repetidamente para o mesmo ponto do tempo e depois acaba com seu mundo. Os personagens não sabem disso, porém como seu mundo já fez voltas o suficiente para que todos tivessem uma memória “interna” sobre o ocorrido eles sem saber levam o personagem principal à descobrir o fato e descobrir a forma de reverter o processo.

Donnie Darko

Donnie Darko

A genialidade do filme está justamente no fato de que no filme apenas um desses loops aparece e não sabemos, como não saberíamos caso acontecesse de verdade, o que ocorre, apenas acompanhamos Donnie e sua suposta esquizofrenia enquanto tudo começa a se encaixar e ele resolve o problema (de forma que não é explicada no filme também).

Donnie Darko

Donnie Darko

Vejam o fime! Vale a pena!

Leonardo Meimes
Anúncios

7 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. tartaruguinha said, on 10/05/2010 at 01:45

    Talvez já esteja acontecendo e a gente não saiba…. uuuuuh tá bom…

    Seria muito perigoso se eles achassem um modo de viajar no tempo…imagine…que medo…

    • leonardomeimes said, on 10/05/2010 at 08:33

      Pois eh… algumas pessoas poderiam ter vindo do futuro O.o tipo o Eistein… ou Leonardo da Vinci, hahhaha vários outros.

      • tartaruguinha said, on 10/05/2010 at 13:15

        Ou de outros mundos/realidades

        • leonardomeimes said, on 10/05/2010 at 13:16

          é isso ai =) que locura né

          • tartaruguinha said, on 10/05/2010 at 13:17

            mas eu acredito mais no espiritismo… hauhauhaua :p o que não excluiria a física também

          • leonardomeimes said, on 10/05/2010 at 13:21

            -___- er, nenhuma delas se exclui, apenas são podem ter igual relevância para a mesma pessoa e ao mesmo tempo como verdades =) Uma sempre sobresai.
            =)

  2. tartaruguinha said, on 10/05/2010 at 13:23

    Pode ter a mesma relevância mas uma sempre sobresai???

    Deixe pra lá, não vamos entrar nesse assunto, responde meu e-mail :p


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: