Moscas Mortas Revolution – Página Inicial

Privatizações… privatizações… privatizações…

Posted in cidadania, Política by leonardomeimes on 10/04/2010

Assunto que promete ter sua importância durante a campanha política, de ambos os lados, as privatizações são um tema que divide claramente PT e PSDB.

O ex-governador Serra se viu em maus lençóis quando surgiram as notícias sobre as privatizações que faria em São Paulo.  “A Nossa Caixa, a Sabesp, o Metrô, CPTM, CDHU, Dersa, Emae, Cosesp, EMTU, Cetesb, Emplasa, CPP, Prodesp, Imesp, CPOS, IPT e Codasp (…) haviam sido escolhidos”, segundo o site Causa Operária Online. Ou seja mesmo antes de presidente Serra já havia começado as privatizações.

No lançamento de suas campanhas cada partido deu sua posição sobre o assunto, o PSDB pela voz de Aécio Neves declarou , ao comentar o governo FHC:

privatizamos, sim, setores que precisavam ser, como a telefonia (…), que negaram espaço à eficiência

Porém o que não foi dito é que privatizações que deveriam ter melhorado e muito a estrutura de nosso país não funcionaram. Como a privatização das linhas férreas, não só continuamos com a mesma quantidade e qualidade de linhas, que não foram ampliadas, como agora pagamos caro pela utilização delas. O mesmo serve para estatais de energia privatizadas, que não ampliaram as redes. Não vou falar nada das privatizações de estradas, pois essas são apenas falcatruas e corrupções (o governo faz as estradas, como o Rodoanel, muito bem feitas e bem pavimentadas e vende a preço de “banana” para empresas que podem explorar aquela estrutura por tempo ilimitado…

O único sucesso “em partes” nas privatizações foi a telefonia, que realmente evoluiu, seguindo o curso da telefonia mundial, porém temos uma telefonia cara e que atende muito mal seus clientes, sem dizer nada sobre serviços de internet, que são, talvez, os mais caros do mundo.

Assim, respondendo aos comentários de Aécio, o presidente Lula deu a posição que será adotada pelo governo Dilma caso assuma:

Sou um homem de boa índole, mas em um momento auspicioso, o ex-governador de Minas (Aécio Neves) disse que eles (oposição) reforçariam as privatizações e foi muito aplaudido. Foi o momento de maior aplauso na festa dele. Eu não quero esses aplausos.

Se não fosse o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal e o BNDES, nós teríamos sucumbido à crise. Quem fala isso pensa que tem de entregar os dedos, porque os anéis entregaram há muito tempo.

Os anéis pode ser uma referência a Vale do Rio Doce, praticamente roubada do povo.

Essa discussão claramente será um ponto importante dos debates, e tenho uma posição bem formada sobre o assunto. Acho as privatizações uma agressão contra o funcionalismo público, que perde praticamente todos os direitos trabalhistas que tinham quando estudaram e passaram em seus concursos. correm riscos de serem demitidos em mutirão e substituídos por parentes e amigos do novo dono da empresa. Sem contar o prejuízo para a sociedade que pagou por dezenas de anos para que a construção daquele bem fosse possível e que de repente e por preços irrisórios vê aquele investimento ser despejado descarga a baixo.

 

O povo paga para ter esses serviços públicos e, assim que são estabelecidos, são vendidos e o povo tem que pagar de novo para tê-los.

Leonardo Meimes

 

Fontes:

http://www.pco.org.br/conoticias/ler_materia.php?mat=1455

http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI4374302-EI7896,00-Lula+critica+discurso+de+PSDB+na+precandidatura+de+Serra.html

http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI4374013-EI7896,00-Aecio+defende+privatizacoes+e+diz+que+Brasil+nao+se+resume+ao+PT.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: