Moscas Mortas Revolution – Página Inicial

Lado Mau de Papai Noel

Posted in História, Literatura by RogBriNas on 24/12/2009

Muitas das lindas estórias que temos nos dias atuais são apenas boas fantasias das originais macabras, Papai Noel é uma dessas lendas. Ela começou com um bispo da cidade de Mira chamado Nicolau, nascido em Petara, Turquia, na segunda metade do século III. Foi preso por recusar-se a negar sua fé em Jesus Cristo, durante um debate com seus líderes, Nicolau esbofeteia um de seus superiores, com isso perde seu cargo na igreja, passa a ajudar as crianças necessitadas. É conhecido como acolhedor para com os pobres, o primeiro santo preocupado com a educação tanto das crianças quanto das mães.

Os mitos começam a aparecer, só que a época era agressiva, e a figura do Papai Noel, ou Pai Natal passa a recompensar com presentes as crianças boas enquanto seu companheiro, Krampus passa a punir as crianças más.

A palavra Krampus é derivada de “Krampen” e significa “garra” em alemão gótico. Apesar de ter sua cara feia, pra não dizer assustadora, ele estava às ordens de Noel. Ou as crianças eram boas e ganhavam presentes, ou eram más e ganhavam uma grande surra de Krampus. Há muitos séculos, o Natal não era como hoje. Era algo mais parecido com o Halloween, o que tem tudo a ver. Nessa época, os lavradors faziam uma pausa em suas colheitas (completamente debaixo da neve) e festejavam , normalmente em 5 de dezembro.

Voltando ao Nicolau, que vestia uma roupa de inverno de um verde tendendo pro marrom, com uma coroa de azevinhos na cabeça e andava de telhado em telhado deixando os presentes nas janelas.

Em 1822, Clemente Clark Moore escreveu um poema chamado Uma visita de São Nicolau dedicado aos seus seis filhos, nesse poema foi onde apareceu pela primeira vez o bom velhinho voando em um trenó puado por renas. Em 1836, o cartunista Thomas Nast publicou na revista Harper’s Weeklys um Papai Noel vestido de vermelho e branco, aproveitando essa onda, a Coca-Cola fez em 1931 uma grande campanha publicitária usando suas cores no Papai Noel, tal como Nast havia feito no século anterior. A quantidade de renas que puxam o trenó é controversa, tudo por causa da rena conhecida como Rudolph. Existe uma lenda que diz que Rudolph teria entrado para equipe de renas titulares por ter um nariz vermelho e brilhante, que ajuda a guiar as outras renas durante as tempestades. E, a partir daquele ano, a quantidade de renas passou a ser nove, diferente dos trenós tradicionais, puxados por oito renas. Tal lenda foi criada em 1939 e retratada no filme Rudolf, a Rena do Nariz Vermelho (1960 e 1998).

De acordo com o especialista em saúde pública Nathan Grills, da Monash University, da Austrália, Papai Noel estaria sendo um mau exemplo para as crianças, com sua figura avantajada e imensa barriga, com o costume de deixar biscoito e leite, o gesto estimula a gula, dentre outros gestos mau compreendidos.

O importante é que Nicolau é um grande vendedor e a indústria já sabe disso há muito tempo. Tudo o que aparece com o bom velhinho está fadado a ser amplamente vendido, mas, o que é pra você o Natal? Aonde Nicolau está hoje em dia? Apenas dentro das grandes lojas de departamentos, onde pessoas com muito dinheiro usam sua imagem pra ganhar muito mais dinheiro. Talvez Krampus deveria aparecer e dar uma grande surra nesses homens.

 

7 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. leonardomeimes said, on 24/12/2009 at 21:39

    que saudade Rog, agora que você voltou a postar suas histórias hahahahaah teremos um bom natal, ^^ presentão. Aliás que um bom papai noel apareça para você esse ano!

  2. RogBriNas said, on 24/12/2009 at 22:06

    Sinal de que fui em bom garoto esse ano? Vai que aparece um Krampus? Putz!!!

  3. joceleus said, on 03/01/2010 at 19:21

    yeah, muito coooool esta materia!

    hehehehe

    Nem tudo que pensamos que sabemos é o que é!

    Bom novo ano para todos!

  4. Elodia said, on 27/11/2010 at 17:16

    Bem que podiam ressuscitar o Krampus eu gosti “dele”

    • leonardomeimes said, on 28/11/2010 at 01:36

      ^^ diferente né

  5. Ricardo said, on 27/11/2010 at 17:52

    Eu também gosti do texto 🙂

    • leonardomeimes said, on 28/11/2010 at 01:37

      brigadão, continuem comentando =)


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: