Moscas Mortas Revolution – Página Inicial

Espiritismo

Posted in Uncategorized by leonardomeimes on 15/11/2009

allan-kardecDeixo a baixo uma pequena biografia de Alan Kardec, para quem tem curiosidade sobre sua vida.

Nome: Hippolyte Léon Denizard Rivail

Profissão: Pedagogo e Escritor

Sob o Pseudônimo de ALAN KARDEC criou o espiritismo.

Nasceu em Lyon, França em 3 de outubro de 1804 em uma familia Católica tradicional. Estudou da escola Pestalozzi da Suíça e desde cedo estudou as ciências e a filosofia, sendo um aluno que despontou. (curiosidade: Ele aos 14 anos de idade já ensinava colegas e já era ativo propagador de seu método que na França e na Alemanha foi seguido. Quando terminou seus estudos retornou a França e lá fez traduções de obras sobre educação e moral, particularmente de François Fénelon. Casou-se em 6 de fevereiro de 1832 com Amélie Gabrielle Boudet. Na pedagogia tentou democratizar o ensino público, manteve em sua residência cursos gratuitos e sempre preocupado com a didática criou métodos de ensino. Ainda conhecido como Prof. Rivail.

Neste período publicou:

  • 1824 – Curso prático e teórico de Aritmética, segundo o método de Pestalozzi, para uso dos professores e mães de família
  • 1828 – Plano proposto para melhoramento da Instrução Pública
  • 1831 – Gramática Francesa Clássica
  • 1846 – Manual dos exames para os títulos de capacidade
  • 1846 – Soluções racionais das questões e problemas da Aritmética e da Geometria
  • 1848 – Catecismo gramatical da língua francesa
  • 1849 – Ditados normais dos exames da Municipalidade e da Sorbona
  • 1849 – Ditados especiais sobre as dificuldades ortográficas

Codificação

Fortier, magnetizador, estava difundindo o fenômeno das “mesas girantes” e apresentou este fenômeno ao Prof. Rivail, que em princípio não se interessou atribuindo o fenômeno ao magnetismo animal que estava estudando. Rivail só começou a se interessar quando passou a freqüentar essas reuniões, a partir daí iniciou a estruturação de uma “tese” para explicar o fenômeno. Estando convencido que havia ali a intervenção dos espíritos ele propôs uma forma de compreensão da realidade baseada na integração conhecimento cientifico, filosófico e religioso, para não deixar de lado a parte espiritual da vida. Adotou então o pseudônimo Alan Kardec (curiosidade: Nome que usou em outra encarnação quando foi um Druida, segundo o que um espirito o disse) e publicou a primeira obra sobre a Codificação em 18 de abril de 1857, o livro dos espíritos, marco de fundação do Espiritismo. Fundou também neste ano a primeira sociedade espirita, a Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas.

Publicou até sua morte os livros:

  • O Livro dos Espíritos, publicado em 18 de abril de 1857;
  • O Livro dos Médiuns ou Guia dos Médiuns e dos Evocadores, em janeiro de 1861;
  • O Evangelho segundo o Espiritismo, em abril de 1864;
  • O Céu e o Inferno ou A Justiça Divina Segundo o Espiritismo, em agosto de 1865;
  • A Gênese, os Milagres e as Predições segundo o Espiritismo, em janeiro de 1868.

E mais complementares:

Passou a vida divulgando e defendendo o espiritismo e faleceu em 31 de marco de 1869 aos 64 anos, pela ruptura de um aneurisma, ele estava trabalhando em uma obra para explicar o Magnetismo. Seu túmulo é no cemitério Pére-Lachaise e contém os dizeres “Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sem cessar., tal é a lei”.

Leonardo Meimes

Anúncios

3 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Cedraz said, on 18/04/2010 at 12:00

    Entrei no seu site, porque vou ti relatar algo e não mentindo. Eu vejo,ouço sinto e nao estudo espiritismo nada.Apenas quero ter certeza que existe alguem aqui no seu site que tem esse contato 24 hs por dia conectado. Eu ja e me dizem assim. A. CA. TA.LA.MI.CI.TA. LA. MA.TA.IA.; e mais no sonho apareceu algo pra mim me ensinando uma pintura numa sala branca com luz forte e ate sob seu rosto no qual não sei quem era. me fez levantar e passar a pintura pra um pedaço de papel, ao fazer retornei ao sonho e esse ser passou do meu lado esquerdo, atras no quadro e estando a direita olhou pra mim mais uma vez, “uma luz intensa muito forte “, e saiu por um portal luminoso. Até hoje não sei o que significa essa pintura. E o que quer dizer esse símbolo com suas cores e formas sua alinça suas pirâmide, sua portas uma aberta outra fechada. Outro sonho passei tres dias sonhando com a mesma pintura algo me ensinando também e tem formas egipcias nesta e também não sei o que é. Pode me ajudar ? Algum estudo pra isto ? Me leve até você. Pra quem quiser.

    • leonardomeimes said, on 18/04/2010 at 19:28

      Olá, somos um blog de curiosidades, não tem ninguém aqui que saiba profundamente desses assuntos, se é importante para você
      descobrir algo sobre essas “visões” ou coisa assim, busque ajuda.
      Não sei exatamente como lhe ajudar a procurá-la, portanto terá que buscar por sí. O que eu aconselho é a procurar sites (que sejam confiáveis) e procurar possíveis significados desses símbolos, ou buscas algum espírita que lhe ajude.

      Qualquer coisa estamos aqui para ouvir suas experiências.

      Até

  2. Autor said, on 24/06/2010 at 18:32

    Parabéns pelo Post!
    Segue a dica de uma loja bem interessante para se comprar livros de espiritismo em audio livro http://www.tempolivro.com.br
    Abs,
    Rodrigo


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: