Moscas Mortas Revolution – Página Inicial

Ser Ateu…

Posted in Uncategorized by leonardomeimes on 28/09/2009
Pergunta: Como você trabalha sua espiritualidade uma vez que você trabalha com tantos pacientes em estado terminal? e a segunda é: É verdade que você é ateu? (risos)

Dráuzio: Perguntas leves né… Olha eu acho que esta questão religiosa… eu sou muito fatalista em relação a isto, eu acho que existe um tipo de cérebro, no sentido geral mesmo de entendimento da vida e das coisas, que é racionalque são pessoas que querem entender tudo que se passa e saber porque. Tem uma curiosidade de ir fundo em cada tema e ver o porque aconteceu assim, “a foi por isto”, “e isso aqui foi porque” “e mais porque?” E quando você faz isso… pessoas que têm esse tipo de formação dificilmente são religiosas, porque a religião implica você acreditar, você aceitar fatos sem nenhuma explicação. “Porque eu devo fazer assim”, “porque Jesus morreu na cruz!” Pronto.
Ai você… tem gente que aceita isso. Mas pera um pouquinho, tá bom Jesus morreu na cruz, mas tenho que fazer isso porque , qual é a razão que tem que me levar a fazer isso. Acho que essa é a diferença fundamental entre os dois tipos de visão e são mundos que não se comunicam, não tem nenhuma comunicação, porque pra quem é religioso é impossível aceitar a vida  de uma forma racional, absolutamente racional, e, ao contrário, para quem tem uma formação um cérebro que funciona de jeito materialista, que fica procurando na matéria as explicações todas, não conseguem entender o pensamento religioso.
O que acontece freqüentemente é que você quando tem um pensamento materialista você é obrigado a aceitar o pensamento religioso seja qual for, se tem que respeitar os outros, a outra forma de ver a vida, porque a ciência não é a única forma de ver o universo. O pensamento religioso é outra forma, você não precisa provar nada você acredita que Jesus morreu na cruz e você faz daquele jeito por causa disso e é tão respeitável quanto o pensamento científico.
Agora quando você tem uma formação materialista e chega uma pessoa e diz pra você: “olha sou católico acho que quando eu morrer eu vou passar uma temporada no purgatório depois vou para o céu”. Ai você fala “tudo bem se você acha que é assim tá bom”. Ai vem o outro e diz “olha eu sou protestante no meu ramo nós não acreditamos que exista purgatório quando eu morrer vou pro céu direto”, você fala “tá bom”, ai vem o outro e diz “olha eu sou espírita, eu na outra geração eu fui imperador numa ilha grega”, porque ninguém foi escravo né impressionante, “um imperador numa ilha grega” e você olha e fala “tudo bem, você acha que foi imperador tá bom se pra você ta bom assim, tá bom.”
Ai perguntam: “e você?” “ah… eu não tenho formação não sou religioso”. “COMO NÃO É? Sabe os religiosos são muito violentos com aqueles que não são religiosos, essa é a realidade, especialmente com os cientistas. Os cientistas as vezes são religiosos, mas os religiosos todas as vezes que eles assumiram o poder na história eles mandaram matar os cientistas, porque na hora que você diz que não é religioso as pessoas olham como se você fosse imoral, como se você não tivesse respeito pela vida, como se você fizesse mau para os outros, porque que não há esse respeito dos religiosos em relação aos materialistas, porque não?
Se eu tenho que respeitar todas as pessoas que acreditam nas coisas que pra mim as vezes parecem completamente sem sentido, porque que eles não podem aceitar que existe um mundo que não tem sentido pra eles? Porque que tem que ter esse autoritarismo, essa violência contra os que não pensam da mesma forma? Eu as vezes recebo e-mail de pessoas dizendo “eu tinha o senhor em boa conta, achava que o senhor fazia coisas pra ajudar os outros mas agora soube que o senhor não acredita em deus”, pô se vira um criminoso…

Dráuzio Varella

Vejam esse também:

VAHN

Uma resposta

Subscribe to comments with RSS.

  1. tartaruguinha said, on 29/09/2009 at 16:38

    Oi =)
    Depois eu leio…mas passei aqui tá? 😛
    Beijo


Deixe um comentário

