Moscas Mortas Revolution – Página Inicial

Letramento dos Livros Didáticos (FIM)

Posted in Educação by leonardomeimes on 28/09/2009

Livros didaticosO artigo de Marianne Cavalcante e Cristina Melo, desse mesmo livro, mostra como a oralidade é trabalhada no ensino médio e anasila alguns problemas que os livros apresentam. Na análise de nove livros de ensino médio, feita pelas autoras, foi visto que não há trabalho com os gêneros orais e sua importância e que falta uma metodologia adequada para ensinar a oralidade, pois as tarefas de oralidade são voltadas à conversa informal, sem reflexão, sem gênero específico e sem variação lingüística e de registro. As autoras ainda sugerem que a oralidade da TV seja utilizada e ensinada por estar presente na vida dos alunos e ser algo que merece uma reflexão.

Considerando os aspectos abordados nos dois livros sobre os LDs, de ensino fundamental e ensino médio, vemos que os problemas são semelhantes em vários aspectos e, particularmente nas três práticas discursivas, advém de fatores em comum. A abordagem tradicionalista, que ainda assombra todo o ensino de língua, acaba criando barreiras na condução dos alunos a um aprendizado eficaz do uso da linguagem. Vendo a formação dos futuros professores como um caminho de mudança nesse sentido, ambas as obras são acessíveis e contém reflexões necessárias para que esses professores discutam e mudem o panorama preocupante visto nos LDs de língua portuguesa.

 

Leonardo Meimes e Fernanda Calvetti

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: