Moscas Mortas Revolution – Página Inicial

Letramento dos Livros Didáticos (p.3)

Posted in Educação by leonardomeimes on 24/09/2009

livro-didatico1

Para comparar com as conclusões, da segunda parte sobre a situação das três práticas discursivas e da análise lingüística nos

LDs de ensino fundamental, com as do ensino médio, veremos antes as conclusões do livro de Cleto Bunzen e Márcia Mendonça. Nesse livro existe um artigo de Roxane Rojo e Shirley Jurado que mostra o trabalho com a leitura de um trecho de “Macunaíma” em um livro didático do ensino médio.

As autoras mostram que o trabalho se deu de forma induzida e limitada, apenas alguns conhecimentos específicos eram requeridos e a análise do estilo, para a apreciação crítica literária, teve problemas, pois os trechos eram descontextualizados. Sobre a escrita um artigo de Cleto Bunzen traça uma evolução do trabalho com a escrita des do século XVIII até hoje, passando por várias abordagens de texto e língua até chegar nos 80 e 90. Ao fim de sua análise, o autor percebe que, apesar da evolução das teorias, os professores que hoje atuam em sala foram formados em linhas tradicionais e estruturalistas e, portanto, não dão conta de um trabalho eficaz com o texto.

Da mesma forma os LDs tiveram melhorias mais ainda deixam a desejar em alguns aspectos como a inter-relação entre as atividades de escrita, leitura e oralidade e a contextualização as produções.

Continua…

Leonardo Meimes e Fernanda Calvetti

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: