Moscas Mortas Revolution – Página Inicial

Chica da Silva

Posted in História by RogBriNas on 07/08/2009

Na época da escravidão funcionava assim: Se você era filho de escrava, era escravo também, assim aconteceu com Xica da Silva, filha da escrava Francisca da Silva e do português Antônio Caetano de Sá, sua certidão de nascimento foi registrada no arraial do Milho Verde, atual cidade de Serro Frio. Xica foi escrava do Sangento-mor Manuel Pires Sardinha, esse era médico e também proprietário de algumas lavras no arraial do Tijuco.

Após isso, Xica foi dada ou vendida (não se sabe ao certo) a José da Silva e Oliveira Rolim, o padre Rolim, que foi condenado à prisão pela participação na Inconfidência.

Em 1753, João Fernandes de Oliveira chega ao Arrial do Tijuco para assumir a função de contratador dos diamantes, Xica foi alforriada em 1754 pelo contratador, vivendo com o mesmo. Tiveram juntos treze filhos, todos registrados com o nome do pai, coisa que não acontecia na época, os pais brancos não registravam seus filhos com negras.

Os amantes separaram-se em 1770, quando João Fernandes necessitou retornar a Portugal para prestar contas de sua administração à frente do Contrato dos Diamantes e para cuidar de receber os bens deixados em testamento pelo pai. Ao partir, João Fernandes levou consigo os seus quatro filhos homens. Em Portugal, os filhos homens de Xica da Silva receberam educação superior, ocuparam postos importantes na administração do Reino e até receberam títulos de nobreza.

Xica da Silva ficou no arraial do Tijuco com as filhas e a posse das propriedades deixadas por João Fernandes, o que lhe garantiu uma vida confortável. Suas filhas receberam a melhor educação que se dava às moças da aristocracia local naquela época, sendo enviadas para o Recolhimento das Macaúbas onde aprenderam a ler, escrever, calcular, coser e bordar. Dali, só saíram em idade de se casar, embora algumas tenham seguido a vida religiosa.

Apesar de ser uma concubina, Xica da Silva alcançou prestígio na sociedade local e usufruiu das regalias privativas das senhoras brancas. Na época, as pessoas se associavam a irmandades religiosas de acordo com a sua posição social. Xica da Silva pertencia às Irmandades de São Francisco e do Carmo, que eram exclusivas de brancos, mas também às irmandades das Mercês – composta por mulatos – e do Rosário – reservada aos negros. Portanto, Xica da Silva tinha renda para realizar doações a quatro irmandades diferentes, era aceita como parte da elite local composta quase que exclusivamente por brancos, mas também mantinha laços sociais com mulatos e negros por meio de suas irmandades. Apesar disto, como era costume da época, logo que foi alforriada passou a ser dona de vários escravos que cuidavam das atividades domésticas de sua casa.

Faleceu em 1796. Como era costume na época, Xica da Silva tinha o direito de ser sepultada dentro da igreja de qualquer uma das quatro irmandades a que pertencia. Foi sepultada dentro da igreja de São Francisco de Assis pertencente a mais importante irmandade local, um privilégio quase que exclusivo dos brancos ricos, o que demonstra que mantinha a condição social mais alta mesmo vários anos após a partida de João Fernandes para Portugal.

Em 1996, a Rede Manchete produziu a novela dessa personagem histórica, a trama foi escrita por Walcyr Carrasco e foi reprisada pelo SBT em 2005. Tais Araújo fez o papel de Xica da Silva, Victor Wagner o do Senhor Contratador, Zezé Mota também fez uma participação importante na trama, o que foi merecido, uma vez que ela própria interpretou a Xica em um filme de 1976.

Anúncios

2 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. haylton said, on 19/01/2010 at 21:55

    assisti a novela chica da silva quando foi reprisada no sbt e pude perceber que o amor verdadeiro ele esta muito a frente de qualquer coisa inclusive o dinheiro, veja a diferenca apesar de que a historia diz que chica era uma mulher muito linda, o contratador poderia ter a mulher que quisese, fina, educada nas melhores escolas, sem contar com seus dotes de petrimonio familiar herancas e tudo mais o que a sociedade oferecesse de melhor, apesar disso o romance com ela a chica foi de longa duracao apesar de nao haver casamento no civil mas uma uniao estavel e uma quantidade de filhos o que se justifica.

  2. Anônimo said, on 23/04/2014 at 10:05

    coitada sofreu tando na qela epoica


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: